terça-feira, 17 de novembro de 2009

Quais os riscos de instalar um teto solar elétrico?


Gostaria de saber se ao instalar um teto solar elétrico, meu carro pode ter problemas como torção de chassi, futuras trincas na estrutura ou outros? A instalação pode ser feita sem problemas ou não é recomendável?”, Rodrigo Arce Quintanilla, Rio de Janeiro (RJ) Depende do modelo do carro, dizem os especialistas. Os veículos com estrutura monobloco, como a maioria dos carros atuais - em que as todas as peças, incluindo o teto, fazem parte da estrutura - podem sofrer futuros problemas com a instalação de um teto solar. “A não ser que o projeto do carro tenha sido pensado para gerar uma família de modelos, incluindo a versão conversível, ou então feito para receber o teto solar como opcional”, explica Ricardo Bock, professor de engenharia mecânica da FEI. É o que também diz Rubens Venosa, engenheiro mecânico da Motor Max. “Se o carro for projetado de fábrica para a colocação do teto solar, com certeza há menos riscos”, diz. O teto é uma peça estrutural com esforços projetados para diminuir a torção do carro. “É uma peça que sofre movimentos naturais, previstos na engenharia. Uma vez que essa chapa é cortada, com certeza haverá uma diferenciação de distribuição dos esforços”, explica Venosa.
Quando instalado, o equipamento dificilmente apresentará problemas, mas o carro sofrerá as conseqüências com o tempo. “Podem surgir trincas em diversas partes do carro e ruídos indesejáveis, muitas vezes difíceis de serem identificados”, afirma. “Sem contar com a segurança, já que, em uma batida, a falta de metal pode gerar deformações maiores que as previstas”, completa o engenheiro. O professor de engenharia mecânica do Instituto Mauá de Tecnologia, Renato Romio, concorda. “Se for preciso tirar alguma viga, o veículo apresentará problemas futuros”, afirma. Portanto, fica a dica: se quiser instalar um teto solar em seu carro, veja primeiro se ele foi projetado de fábrica para receber o equipamento e, neste caso, procure um bom especialista para a instalação, que pode custar de R$ 1 mil a R$ 8 mil.

Fonte: Auto esporte

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