Confira lista de filmes onde o rock'n'roll "salva" vidas

segunda-feira, 14 de setembro de 2009


Em High School Band, filme que estreou na sexta-feira (11) nos cinemas brasileiros, o personagem de Will Curtis só consegue sair de seu casulo social graças ao rock. De quebra, ainda consegue conquistar a mocinha do filme e ganha a melhor amizade da garota mais popular do colégio. Will e vários outros personagens são provas de que, pelo menos no cinema, o rock pode solucionar muitos problemas.


Quando Elvis Presley começou a dobrar as pernas e a fazer movimentos estranhos com seu violão, o mundo mal sabia que o que vinha pela frente podia ser muito mais distorcido que aquilo. Surgia o rock'n'roll, a música amaldiçoada pelos padrões de bons costumes e abençoada por jovens que, finalmente, acharam versos e sons que podiam gritar por eles. Elvis, que também colecionou um sem fim de títulos de cinema onde ele e seu violão eram sempre o casal central, não esperava também que, no cinema, o rock pudesse ser o elemento narrador de tantas vidas, amores e auto-estima salvas pelo som da guitarra elétrica.
É por tudo que o rock representa para a sobrevivência de tanta gente que o Terra faz uma seleção de filmes em que as guitarras ajudaram a fazer algumas vidas melhores.
Febre de Juventude (1978) - A produção é um clássico da Sessão da Tarde. Para quem não lembra, a história se passa nos anos 1960, quando os Beatles vão se apresentar pela primeira vez nos Estados Unidos. Seis adolescentes histéricas americanas só têm uma coisa na cabeça, ou melhor, quatro: Paul, John, George e Ringo. Entre gritos desesperados, elas terminam aprendendo que, mais importante que os Beatles, é saber se virar quando não se tem ingressos, mas sobra lábia. Ah, e que tão importante quando o quarteto britânico, é conseguir descolar um bom namorado. Solo de guitarra: Todos os momentos em que elas terminam cruzando com alguns dos Beatles, aqui interpretados por atores bastante semelhantes à banda original. Destaque para a cena em que a personagem de Rosie termina presa no elevador com Ringo Star.
Rock'n'Roll High School (1979) - Este é um filme que em nenhum momento pretende se levar a sério. A intenção era simples: colocar os Ramones em algum contexto escolar. E o que eles fizeram? Conseguiram livrar a escola de um sistema de educação opressor. A protagonista da trama, a alucinada Riff, recupera sua felicidade interior.Solo de guitarra: o momento em que a banda surge no pátio do colégio e, para a felicidade geral dos alunos, começa a tocar Do You Wanna Dance pelos corredores da instituição. Estudantes, professores e pais não resistem e acompanham. É a redenção dos oprimidos.
Detroit Rock City (1999) - Nos anos 1970, quatro amigos resolvem assistir a um show do Kiss na cidade de Detroit. E o que começa como uma viagem de adolescentes com vento na cabeça (ventos com cheiro de erva, vale ressaltar) termina com uma lição geral onde, além de aprender alguns valores de amizade, eles conseguem ganhar suas respectivas gatinhas e, melhor ainda, a auto-estima rock'n'roll.Solo de guitarra: Dois momentos são imperdíveis. O primeiro acontece quando um dos rapazes paquera uma outra adolescente que, em lugar de rock, prefere dançar ao som da disco. No que ele diz: "suas roupas podem dizer 'disco', mas seus olhos dizem 'rock'n'roll". O segundo momento, claro, acontece quando os quatro, finalmente, conseguem assistir ao show do Kiss: ao som do clássico Detroit Rock City, eles entram em êxtase.
Quase Famosos (2000) - O jovem William Miller gosta muito de rock. Tanto que resolve trabalhar com isso. Mas sua intenção não é se juntar a uma banda, pelo menos não para tocar. Seu precoce talento como escritor o faz ser contratado pela revista Rolling Stone para escrever sobre uma banda emergente no cenário rock. Ao entrar em turnê com o grupo, o adolescente descobre seu primeiro amor e aprende lições de vida que vão muito além da música.Solo de guitarra: Quem assistiu ao filme não esquece a cena em que, dentro do ônibus, quando todo mundo enfrenta seus demônios internos e decepções, escutamos Tiny Dancer. E aí alguém resolve começar a cantar a música. Logo vemos todos se redimindo, esquecendo as brigas e expurgando a infelicidade ao som dos versos de Elton John. William confessa então a Penny Lane, personagem de Kate Hudson, que precisa ir pra casa. E ela responde: "Você está em casa."
Alta Fidelidade (2000) - Baseado no livro Nick Hornby, o filme fala de Rob, um homem em crise de meia-idade cujo único consolo de vida são seus discos. As lições de vida surgem aqui sempre como uma referência a alguma banda, alguma música, algum verso. Para Rob, o mundo real se reflete em canções e vice-versa. O fato, no entanto, é que ele se encontra em um estado emocional bastante debilitado. Pode o rock salvá-lo da depressão? A resposta: mesmo que a música não interfira por ele diretamente, ela sempre terá um papel central nas suas conquistas pessoais.Solo de guitarra: o diálogo final de Rob: "A criação de boa compilação em cassete, assim como terminar uma relação, é dura de fazer e leva muito mais tempo do que se imagina. Você precisa começar com uma matadora, pra chamar atenção. Então você tem que levá-la até um canto especial, mas você não quer explodir sua fita, então esfria um pouco logo depois. Há muitas regras. Enfim, comecei a fazer essa fita, na minha cabeça, para Laura. Cheio de coisas que ela gosta. Cheia de coisa que fará ela feliz. Pela primeira vez eu meio que sei como fazer isso."
Hedwig: Rock, Amor e Traição (2001) - Atenção: este não é um filme alto-astral que termina com uma guitarra redimindo todos os pecados. Hedwig é uma transexual líder de uma banda que é rock não apenas na melodia, mas principalmente na energia de seus integrantes. Ela canta sua vida das músicas punk rock de sua banda e, na energia raivosa que solta, algumas lições, ainda que bastante duras, serão aprendidas.Solo de guitarra: na cena final, vemos Hedwig quase inteiramente despido, aqui se revelando como um homem, de cabelo curto, sem próteses e uma maquiagem borrada. Ele se ergue mais uma vez e canta com toda a energia Midnight Radio, uma música que fala de alguém que brilha e gira, ao som do rock'n'roll. Hedwig finalmente consegue se livrar de todos os seus medos. E mesmo sem glitter, ele reluz.
Escola de Rock (2003) - De volta ao cenário escolar. Jack Black é mais um "perdedor" que, em um encaixe de última hora, é chamado para dar aulas numa escola. O problema, que vem a se transformar em solução, é que a única coisa que ele conhece e que, de fato, pode ensinar, é uma disciplina inexistente na grade curricular: rock'n'roll. Professor e precoces alunos terminam aprendendo uns com os outros em uma lição que dispensa a chatice.Solo de guitarra: quando o professor coloca uma guitarra pela primeira vez nas mãos de um menino que, até então, só tocava instrumentos clássicos. Dewey Finn, personagem de Black, vai tocando em sua guitarra notas básicas de grandes clássicos do rock. O menino, ainda que sem saber o que estava fazendo, consegue acompanhar a sequência. E imediatamente você sabe que aquela sala de aula vai explodir de rock'n'roll.
Across the Universe (2007) - O filme é um musical, onde volta e meia os personagens começam a cantar clássicos dos Beatles. A lição aqui acontece quando, mesmo depois de todos os altos e baixos dos anos 1970, os protagonistas do filme conseguem encontrar suas próprias estradas.Solo de guitarra: no desfecho do filme, para recuperar o coração da mocinha, o jovem Jude começa a cantar All You Need Is Love do alto de um prédio. O quarteirão inteiro para. E Lucy, seu grande amor, o perdoa por tudo. Moral da história: nada como os Beatles para salvar uma relação.


Fonte: Terra

Postado por Pedrinho às 09:54

0 comentários:

Postar um comentário