quarta-feira, 19 de agosto de 2009

PF combate esquema de uso de laudos falsos para conseguir benefício no INSS

Policiais federais concentram ações em diferentes pontos do estado de SP.Principal alvo seria médico que orientava pessoas a simular doença.

Munidos de 32 mandados de prisão (4 preventivos e 28 temporários) e 40 mandados de busca e apreensão, policiais federais realizam nesta quarta-feira (19) uma operação no estado de São Paulo para combater um suposto esquema de uso de laudos falsos para obter benefícios junto ao Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS). O prejuízo calculado pelo INSS é de cerca de R$ 3,5 milhões. Como os laudos eram de ordem psiquiátrica, envolvendo doenças como depressão, neurose, pânico, dependência de drogas, entre outras, a operação foi batizada de “Cerebrum”. Os agentes federais buscam as pessoas envolvidas e documentos para comprovar a suposta fraude na Baixada Santista (Litoral Sul), em Sorocaba, a 99 km da capital e em Mairiporã, na Grande São Paulo. De acordo com a Polícia Federal, mais de cem pessoas teriam se beneficiado com o possível esquema. Por ele, os interessados conseguiriam com um médico laudos falsos atestando estarem impossibilitados de trabalhar e, na entrevista com os peritos do INSS, pediam o benefício do auxílio-doença ou da aposentadoria por invalidez.

A PF afirma, em nota, que mais de um doutor teria participado da fraude, no entanto, o alvo, por enquanto, é um médico apenas. Os policiais alegam que o profissional diagnosticava doenças inexistentes e instruía os supostos pacientes de como se portar no exame pericial do INSS. O objetivo era enganar o perito.

Em alguns casos, segundo a investigação, o médico pedia aos pacientes que fossem dopados ao posto do instituto. O profissional seria credenciado à rede pública de saúde e teria sido procurado por advogados, empresários, comerciantes e funcionários de grandes empresas.

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário