Justiça britânica manda soltar o "ladrão do século", diz jornal

quinta-feira, 6 de agosto de 2009


O ministro da Justiça do Reino Unido, Jack Straw, anunciou nesta quinta-feira que Ronald Biggs, conhecido como o "ladrão do século" pelo assalto ao trem pagador de Glasgow (Escócia), será libertado da prisão por motivos de saúde, segundo o jornal britânico "The Guardian".
Biggs foi informado da decisão de Straw, que terá efeito a partir desta sexta-feira.


"A evidência médica mostra claramente que Biggs está muito doente e que a condição dele se deteriorou recentemente, culminando em uma nova internação. Não espera-se que sua condição melhore", disse o ministro.
Biggs, que completará 80 anos no próximo dia 8, foi levado em 28 de julho de sua cela na prisão de Norwich, no leste da Inglaterra, ao hospital universitário de Norfolk e Norwich, devido a uma grave pneumonia.
No fim de junho, o famoso assaltante, que viveu mais de 30 anos no Brasil, foi internado no mesmo centro médico com uma fratura na bacia e uma infecção pulmonar. Biggs já sofreu uma série de derrames, ataques cardíacos, e crises epilépticas desde maio de 2001, quando decidiu se entregar voluntariamente à Justiça britânica.
Após ser atendido esta semana no centro hospitalar, os advogados do conhecido criminoso voltaram a solicitar a libertação de Biggs, devido a seu frágil estado de saúde.
Biggs sofreu um duro golpe em 1º de julho, quando o ministro da Justiça britânico, Jack Straw, negou-lhe a liberdade condicional, porque "não se arrepende de seu crime". Biggs teria direito ao recurso por já ter cumprido um terço de sua pena, de 30 anos de prisão.
O próprio Biggs, que quase não consegue andar nem falar e recebe alimentação através de uma sonda, tinha solicitado a concessão da liberdade antes de completar 80 anos.
A família de Biggs planejava levá-lo a um centro médico em Barnet (norte de Londres), perto de onde vive seu filho, Michael --conhecido no Brasil como Mike, um dos cantores do grupo infantil Turma do Balão Mágico na década de 80.
Roubo
O britânico fazia parte de uma gangue de cerca de 15 homens que conseguiu, em 8 de agosto de 1963, parar um comboio ferroviário manipulando a sinalização. Depois de ferir gravemente um funcionário, eles fugiram com 120 sacos de notas usadas contendo no total 2,6 milhões de libras, uma quantia recorde para a época.
Os ladrões, inclusive Biggs, foram presos em janeiro de 1964. Processado e condenado a 30 anos de prisão, Biggs foi para a penitenciária de Wandsworth (Londres), de onde conseguiu fugir 15 meses depois. Ele passou por cirurgias estéticas e viveu como foragido na Austrália e, principalmente, no Brasil, onde chegou a virar celebridade no Rio de Janeiro.


Fonte Uol

Postado por Pedrinho às 10:31

0 comentários:

Postar um comentário