Quais os riscos de instalar um teto solar elétrico?
terça-feira, 17 de novembro de 2009
Gostaria de saber se ao instalar um teto solar elétrico, meu carro pode ter problemas como torção de chassi, futuras trincas na estrutura ou outros? A instalação pode ser feita sem problemas ou não é recomendável?”, Rodrigo Arce Quintanilla, Rio de Janeiro (RJ) Depende do modelo do carro, dizem os especialistas. Os veículos com estrutura monobloco, como a maioria dos carros atuais - em que as todas as peças, incluindo o teto, fazem parte da estrutura - podem sofrer futuros problemas com a instalação de um teto solar. “A não ser que o projeto do carro tenha sido pensado para gerar uma família de modelos, incluindo a versão conversível, ou então feito para receber o teto solar como opcional”, explica Ricardo Bock, professor de engenharia mecânica da FEI. É o que também diz Rubens Venosa, engenheiro mecânico da Motor Max. “Se o carro for projetado de fábrica para a colocação do teto solar, com certeza há menos riscos”, diz. O teto é uma peça estrutural com esforços projetados para diminuir a torção do carro. “É uma peça que sofre movimentos naturais, previstos na engenharia. Uma vez que essa chapa é cortada, com certeza haverá uma diferenciação de distribuição dos esforços”, explica Venosa.
Quando instalado, o equipamento dificilmente apresentará problemas, mas o carro sofrerá as conseqüências com o tempo. “Podem surgir trincas em diversas partes do carro e ruídos indesejáveis, muitas vezes difíceis de serem identificados”, afirma. “Sem contar com a segurança, já que, em uma batida, a falta de metal pode gerar deformações maiores que as previstas”, completa o engenheiro. O professor de engenharia mecânica do Instituto Mauá de Tecnologia, Renato Romio, concorda. “Se for preciso tirar alguma viga, o veículo apresentará problemas futuros”, afirma. Portanto, fica a dica: se quiser instalar um teto solar em seu carro, veja primeiro se ele foi projetado de fábrica para receber o equipamento e, neste caso, procure um bom especialista para a instalação, que pode custar de R$ 1 mil a R$ 8 mil.
Quando instalado, o equipamento dificilmente apresentará problemas, mas o carro sofrerá as conseqüências com o tempo. “Podem surgir trincas em diversas partes do carro e ruídos indesejáveis, muitas vezes difíceis de serem identificados”, afirma. “Sem contar com a segurança, já que, em uma batida, a falta de metal pode gerar deformações maiores que as previstas”, completa o engenheiro. O professor de engenharia mecânica do Instituto Mauá de Tecnologia, Renato Romio, concorda. “Se for preciso tirar alguma viga, o veículo apresentará problemas futuros”, afirma. Portanto, fica a dica: se quiser instalar um teto solar em seu carro, veja primeiro se ele foi projetado de fábrica para receber o equipamento e, neste caso, procure um bom especialista para a instalação, que pode custar de R$ 1 mil a R$ 8 mil.
Fonte: Auto esporte
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