PF combate esquema de uso de laudos falsos para conseguir benefício no INSS

quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Policiais federais concentram ações em diferentes pontos do estado de SP.Principal alvo seria médico que orientava pessoas a simular doença.

Munidos de 32 mandados de prisão (4 preventivos e 28 temporários) e 40 mandados de busca e apreensão, policiais federais realizam nesta quarta-feira (19) uma operação no estado de São Paulo para combater um suposto esquema de uso de laudos falsos para obter benefícios junto ao Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS). O prejuízo calculado pelo INSS é de cerca de R$ 3,5 milhões. Como os laudos eram de ordem psiquiátrica, envolvendo doenças como depressão, neurose, pânico, dependência de drogas, entre outras, a operação foi batizada de “Cerebrum”. Os agentes federais buscam as pessoas envolvidas e documentos para comprovar a suposta fraude na Baixada Santista (Litoral Sul), em Sorocaba, a 99 km da capital e em Mairiporã, na Grande São Paulo. De acordo com a Polícia Federal, mais de cem pessoas teriam se beneficiado com o possível esquema. Por ele, os interessados conseguiriam com um médico laudos falsos atestando estarem impossibilitados de trabalhar e, na entrevista com os peritos do INSS, pediam o benefício do auxílio-doença ou da aposentadoria por invalidez.

A PF afirma, em nota, que mais de um doutor teria participado da fraude, no entanto, o alvo, por enquanto, é um médico apenas. Os policiais alegam que o profissional diagnosticava doenças inexistentes e instruía os supostos pacientes de como se portar no exame pericial do INSS. O objetivo era enganar o perito.

Em alguns casos, segundo a investigação, o médico pedia aos pacientes que fossem dopados ao posto do instituto. O profissional seria credenciado à rede pública de saúde e teria sido procurado por advogados, empresários, comerciantes e funcionários de grandes empresas.

Fonte: G1

Postado por Pedrinho às 10:25

0 comentários:

Postar um comentário