Furacão "Bill" chega à categoria 4 em passagem pelo Atlântico norte

quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Miami, 19 ago (EFE).- O furacão "Bill", o primeiro da atual temporada de ciclones na bacia atlântica, se transformou em um poderoso furacão de categoria 4 em seu caminho para o Atlântico norte e ameaça as ilhas Bermudas, informou o Centro Nacional de Furacões (NHC, em inglês) dos Estados Unidos.
O NHC afirmou, em seu boletim das 6h de Brasília de hoje, que "Bill" apresentava ventos máximos sustentados de 215 km/h, com rajadas mais fortes, e "deve ganhar um pouco de força nas próximas 24 horas".
"Bill" é um ciclone de categoria 4 na escala de intensidade Saffir-Simpson, que vai até 5. Um furacão alcança a categoria máxima quando seus ventos máximos sustentados sobem para 250 km/h.
O centro de "Bill" estava situado a essa hora perto da latitude 18,0 graus norte e da longitude 54,9 graus oeste, a 740 quilômetros das Ilhas de Sotavento.
"Bill" se movimenta a 26 km/h em direção oés-noroeste e o NHC prevê um giro progressivo para o noroeste nas próximas 24 ou 48 horas, por isso o centro deste "perigoso ciclone passará pelo nordeste do norte das Ilhas de Sotavento hoje à tarde ou amanhã de madrugada".
A temporada de furacões no Atlântico - que começa em 1º de junho e termina em 30 de novembro - tinha registrado até a semana passada muito pouca atividade, devido à presença do fenômeno "El Niño" no Pacífico.
O fenômeno do "El Niño" inibe a formação de furacões no Atlântico e tem o efeito contrário no Pacífico.
Até agora, houve a formação de três tempestades tropicais - "Ana", "Bill" e "Claudette" - das quais a segunda se transformou no primeiro furacão da temporada na bacia atlântica.
A Administração Nacional de Oceanos e Atmosfera (NOAA) dos EUA prevê para esta temporada a formação de entre 7 e 11 tempestades tropicais, de 3 a 6 furacões. Destes últimos, um ou dois poderiam ser de categoria 3, 4 ou 5, as maiores na escala de intensidade Saffir-Simpson. EFE

Fonte: G1

Postado por Pedrinho às 05:49

0 comentários:

Postar um comentário