Absurdo Menina de 13 anos fica 2 semanas presa em cadeia nos EUA
sábado, 8 de agosto de 2009
Uma adolescente de 13 anos presa por furtar uma loja permaneceu presa em uma cadeia do Condado de Dallas, nos Estados Unidos, durante quase duas semanas, antes que os policiais descobrissem que ela era menor de idade. Uma sindicância foi aberta para investigar o caso, de acordo com o sargento Warren Mitchell.
Conforme o sargento, a menina tinha saído de casa e foi presa no último dia 10, em uma loja de departamentos, por furto. Ela não tinha nenhum documento e forneceu aos policiais nome e idade falsos. O sargento afirma que o policial responsável pela prisão tentou localizar algum dado sobre a garota, mas não teve sucesso. Supondo que a adolescente tivesse 17 anos, ele a levou para a cadeia.
Não há informações sobre quais critérios o policial usou ao concluir a idade da menina.
Ela acabou solta no último dia 23, depois de uma audiência judicial, e está foragida. Naquela ocasião, outro preso, que conhecia a família da garota e a reconheceu, telefonou para o pai dela, que foi à polícia com a certidão de nascimento da adolescente esclarecer a idade dela.
O sargento afirma que o objetivo da sindicância é descobrir se o policial que fez a prisão agiu corretamente e o que pode ser feito para evitar que o episódio se repita.
O policial que fez a prisão, Roberto Garcia, disse ao jornal "The Dallas Morning News" que as informações que a adolescente lhe deu a qualificavam como adulta. O chefe da corregedoria, Ron Waldrop, porém, afirmou ao mesmo jornal que as primeiras informações fornecidas pela menina indicavam que ela tinha 14 anos e que isso deveria ter levantado suspeitas. "Todos defendem que haja um alto grau de checagem de dados antes da prisão."
Fonte: Folha Online
Marcadores: 2 semanas, cadeia, eua, menina de 13 anos
